Instituto Brasileiro do PVC

Artigos técnicos

Grandes ações de valorização da cadeia produtiva marcam o ano do Instituto do PVC – 2006

Este foi um ano de grandes realizações para o Instituto do PVC. A entidade, que representa toda a cadeia produtiva, desde os produtores de matérias-primas, fabricantes de resinas, aditivos, além de transformadores e recicladores, atuou em diversas frentes para promover o uso produto, suas qualidades técnicas e ambientais, reciclabilidade e a responsabilidade social no setor.


No início de 2006, o Instituto do PVC visitou o IAP (Instituto Ambiental do Paraná) e a SUDERHSA (Superintendência de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental do Estado do Paraná). A ação fez parte dos trabalhos do Instituto para sensibilizar os órgãos a aprovarem o uso de geomembranas de PVC para impermeabilização de aterros sanitários em cidades paranaenses.


Em fevereiro, a entidade lançou o Portal do PVC (www.institutodopvc.org), com o objetivo de oferecer mais interatividade aos internautas, disponibilizando diversas informações técnicas, científicas e ambientais sobre o produto e sua cadeia produtiva. O novo Portal faz parte da estratégia de estreitar o relacionamento com os milhares de visitantes, de forma segmentada, para oferecer a linguagem adequada a cada um dos segmentos de aplicação do PVC. Estima-se que até o primeiro ano de funcionamento, o Portal receba aproximadamente 450.000 visitantes.


Outra importante ação realizada no começo deste ano foi o lançamento do livro “PVC na Indústria de Construção – Uma Contribuição à Construção Sustentável”. A entidade organizou uma coletiva para a divulgação do livro, que reuniu de 25 jornalistas das mais diversas áreas, como economia, negócios, meio ambiente, arquitetura, design, setoriais de plásticos e correspondentes internacionais. Dois meses depois, com o intuito de facilitar o acesso às informações, a íntegra do livro foi transformada em um hot site, disponibilizado no Portal do Instituto do PVC.


Ainda no 1º semestre, o Instituto do PVC deu atenção especial à Rede Sul-Americana do PVC. Como líder da Rede, o Instituto foi um dos parceiros organizadores do “II Foro Andino del PVC”, que ocorreu em Cartagena de Índias, Colômbia. Na Argentina, contribuiu com a AAPVC (Asociacion Argentina del PVC) para a realização do seminário “PVC e el Fuego”, onde autoridades, de governantes a oficiais do corpo de bombeiros, ouviram especialistas sobre as vantagens do PVC em situações de incêndio.


Em conjunto com um de seus associados da área médica, o Instituto do PVC promoveu as vantagens do uso de sistemas fechados de infusão de soluções parenterais produzidos em PVC. Durante o segundo semestre de 2006, foram realizados três simpósios (São Paulo, Rio de Janeiro e Recife) para diretores e administradores de hospitais, médicos e profissionais da área de enfermagem, além, de empresas de assistência médica, órgãos governamentais e outros setores ligados aos serviços de saúde. Entre outros assuntos, o Instituto do PVC discutiu a reciclagem do PVC na área médica.


Para demonstrar que o PVC tem ganhado cada vez mais espaço na arquitetura, o Instituto do PVC foi um dos patrocinadores do “I Seminário Internacional ‘20 anos de Casa’”, que ocorreu durante a Casa Cor São Paulo. O conselheiro e ex-presidente do IAB/SP (Instituto dos Arquitetos de São Paulo), Paulo Sophia, falou sobre “O PVC e a Arquitetura Sustentável”. A entidade também participou da Casa Cor Bahia, pelo 2º ano consecutivo, quando promoveu as janelas de PVC. O arquiteto Camilo Baiardi e a designer de interiores Márcia Mercia receberam os produtos em seus ambientes.


Tradicionalmente, desde sua fundação, o Instituto do PVC realiza cafés da manhã com seus associados, sempre convidando formadores de opinião de diversos setores da sociedade, como políticos, jornalistas, ambientalistas a economistas, especialistas de mercados, entre outros. Neste ano o principal convidado foi o ex-ministro da Integração Nacional do governo Lula, e deputado federal eleito em 2006 pelo PSB/CE, Ciro Gomes. Em pauta a questão do saneamento básico no Brasil, setor onde o PVC é um dos principais materiais.


Na palestra “Infra-estrutura e Saneamento: Problemas, Prioridades e Soluções”, Ciro Gomes fez um balanço sobre as ações do governo e traçou o atual cenário econômico e político para empresários do setor. O evento fez parte das estratégias do Instituto do PVC para 2007: promover o PVC no saneamento básico.


Outro importante evento teve a presença de um especialista em mercado chinês, Marco Pólo Moreira Leite, que trouxe aos empresários do setor uma radiografia do mercado chinês, discutindo mitos e verdades sobre esta potência econômica mundial.


O Instituto do PVC participou, ainda, da Interplast 2006, onde divulgou a sustentabilidade da indústria do PVC. Na mesma ocasião, a entidade fez um road show na imprensa de Santa Catarina e Paraná, com o intuito de apresentar o Instituto com fonte de referência para o setor nas mídias da região.


No campo da responsabilidade social, destaca-se o Projeto Piloto “Mobiliários Adaptados em PVC”, destinado à reabilitação de crianças e adolescentes carentes de Campo Grande (MS), portadores de disfunção neuromotoras. A iniciativa, criada pela terapeuta ocupacional Grace Gasparini tornou-se um Projeto Piloto apoiado pelo Instituto do PVC e pela Universidade Católica Dom Bosco.

(Clique aqui para ver o vídeo do Projeto Piloto).


Em outubro Instituto e Universidade assinaram um “Termo de Cooperação” para o Projeto. O Instituto do PVC doou todos os materiais para o desenvolvimento dos mobiliários, e apoiou os processos de organização, estruturação, disseminação e implementação do projeto, que será avaliado ao fim da vigência do Termo, em três meses, na tentativa de estendê-lo a outras cidades brasileiras.


O Instituto do PVC trabalha para o fortalecimento da cadeia produtiva, disseminando as vantagens do uso do produto. Além disso, a indústria brasileira do PVC tem o compromisso de apoiar projetos sociais e trabalhar para que o PVC contribua, cada vez mais, para o desenvolvimento sustentável.


Por Miguel Bahiense Neto

Diretor executivo do Instituto do PVC,

Fonte: Guia Revista Plastico Sul, 2006/2007.

Instituto Brasileiro do PVC - Av. Chedid Jafet, 222 - Bloco C 4º andar - Vila Olímpia - CEP 04551-065 - São Paulo - SP | Tel. 11 2148-4735 - info@pvc.org.br
Copyright © 2017 – 2021 Instituto Brasileiro do PVC