Instituto Brasileiro do PVC

Artigos técnicos

Embalagens de PVC: versáteis e competitivas – 2006

O mercado de embalagens possui um papel fundamental na indústria de produtos alimentícios. Com as novas exigências do consumidor e as mudanças que vêm ocorrendo no cenário econômico e sociocultural, os fabricantes de embalagens e de alimentos têm se preocupado cada vez mais com aspectos estéticos de seus produtos, que passaram a ser adquiridos não só pelo conteúdo, mas também pela forma como são apresentados.


Dentro desse novo conceito e por oferecer atratividade visual em diversas aplicações, o PVC tem se consolidado como uma das melhores opções, sendo cada vez mais encontrado no segmento de embalagens para alimentos. É nas gôndolas de supermercados, por exemplo, embalando carnes e frios em geral, nas prateleiras de frutas e verduras e nos displays de pães e doces, que os consumidores se deparam com ele.


Seja pelo brilho, beleza, transparência, facilidade de rotulagem, inocuidade, higiene e segurança aos alimentos ou pelas formas modernas e designs inovadores de frascos e garrafas, facilitando o manuseio, que o PVC tem se mostrado sempre atual e versátil. Ele garante todas as propriedades e características para melhor apresentar um produto na hora da compra.


Um dos materiais mais pesquisados no mundo, o PVC é aprovado pelos órgãos de controle dos países desenvolvidos mais exigentes, além do Brasil. Suas propriedades de barreira ao oxigênio, bem como sua resistência à luz ultravioleta, segurança e praticidade, fazem do PVC um material aprovado pelo mercado, o que explica seu grande sucesso no setor. Os filmes de PVC, por exemplo, são atóxicos, evitam a desidratação dos produtos e o contato direto dos alimentos com o meio ambiente, aumentando sua vida útil e retardando sua queima pelo frio das geladeiras.


Durante décadas, o segmento de embalagens acumulou larga experiência em produtos à base de PVC e hoje, quando são feitas com essa matéria-prima, se adequam a uma imensa variedade de aplicações. O PVC consegue reunir um conjunto de qualidades essenciais ao design que se refletem no conforto, beleza, praticidade e baixo custo de moldes, o que favorece novos lançamentos, resultando numa ótima relação custo-benefício. Além de tudo isso, as embalagens de PVC são 100% recicláveis.


Miguel Bahiense 

Diretor Executivo do Instituto do PVC

Instituto Brasileiro do PVC - Av. Chedid Jafet, 222 - Bloco C 4º andar - Vila Olímpia - CEP 04551-065 - São Paulo - SP | Tel. 11 2148-4735 - info@pvc.org.br
Copyright © 2017 – 2021 Instituto Brasileiro do PVC