Instituto Brasileiro do PVC

PVC na mídia

Quadros de distribuição em PVC (19/04/2017)

Segurança e durabilidade às instalações elétricas – Solução inovadora, os quadros de distribuição em PVC trazem a segurança e durabilidade tão necessárias às instalações elétricas, oferecendo acabamento e funcionalidade


A evolução das técnicas construtivas exige produtos melhor acabados e adequados às necessidades e condições de instalação nas obras, com garantia de bom desempenho em suas funções nas edificações. Os quadros de distribuição de energia de PVC foram desenvolvidos para suprir essas necessidades, substituindo outras soluções e modelos tradicionais, muitos deles tecnologicamente ultrapassados.


A principal vantagem do PVC em aplicações como esta é a segurança que os quadros de distribuição oferecem às instalações elétricas. Eles não permitem, por exemplo, adaptações de última hora na fixação dos disjuntores. Ao contrário, exigem dos eletricistas organização dos fios e cabos de alimentação ou distribuição de energia, além de conexões bem executadas.


Com o corpo moldado em uma única peça e tampas de encaixe fácil e seguro, as caixas de distribuição de energia podem ser sobrepostas ou embutidas nas paredes. A fixação é feita por parafusos e buchas ou chumbamento com argamassa. De fácil instalação, harmonizam-se com a estética dos ambientes e não necessitam de disfarces ou de fixação em locais escondidos ou de difícil acesso. O peso do produto é reduzido e as dimensões são adequadas ao número de disjuntores necessários às instalações residenciais.



DURABILIDADE E SEGURANÇA


As vantagens são inerentes da própria matéria-prima. Material auto-extinguível e não propagador de chamas, o PVC torna-se uma garantia adicional às instalações. Além disso, os quadros têm uma manutenção muito simplificada, sem necessidade de repinturas periódicas, pois a aparência do produto mantém-se inalterada durante toda a vida útil da edificação. Para limpar externamente, basta um pano úmido, mesmo após as operações de instalação com argamassa ou outros materiais agressivos na obra, já que o PVC não reage quimicamente com nenhum deles.


APLICAÇÕES


Os Quadros de Distribuição em PVC podem ser usados em instalações elétricas de baixa tensão, em obras residenciais, comerciais e industriais, oferecendo alternativas adequadas para cada tipo de aplicação.

O material do quadro já é isolante e aceita a fixação de disjuntores nos padrões NEMA ou DIN. O mercado tem preferência por cores neutras como o branco PR exemplo. 


MODELOS


Podem ser de embutir ou sobrepor em formatos e tamanhos para até 36 disjuntores DIN ou 27 disjuntores NEMA. Há modelos com tampas transparentes, que facilitam a visão da instalação, sem necessidade de expor os disjuntores e suas ligações.


A distribuição da fiação e as conexões ficam protegidas pela moldura que é isolante e mesmo que haja algum curto-circuito interno, os usuários ou técnicos não são atingidos. O produto está totalmente adequado à nova revisão da NBR 5410.


As instalações são muito simplificadas, pelo reduzido peso do quadro. Depois de confirmar o local da instalação, conforme o projeto de instalação elétrica, basta fazer o rebaixo na alvenaria, com a profundidade do corpo, observando sempre o encaixe das bordas, de modo a dar um acabamento no requadro. É possível também fixá-los com parafusos e buchas diretamente na alvenaria. O trabalho dos eletricistas é facilitado pelo fato do material não ser condutivo, prevenindo choques elétricos.


Fonte: AECweb

Instituto Brasileiro do PVC - Av. Chedid Jafet, 222 - Bloco C 4º andar - Vila Olímpia - CEP 04551-065 - São Paulo - SP | Tel. 11 2148-4735 - info@pvc.org.br
© 2017 Instituto Brasileiro do PVC