Internacional Shopping de Guarulhos promove Semana do Meio Ambiente com atividades educativas para crianças e adultos

Ação, que acontece de 5 a 13 de junho, conta com oficinas de brinquedos confeccionados com material reaproveitado e exposição de objetos confeccionados com recicláveis.

O Internacional Shopping Guarulhos (ISG), em parceria com o Instituto PVC e a Plastivida (Instituto Socioambiental dos Plásticos), promove uma série de atividades educativas em comemoração a Semana do Meio Ambiente. As ações começaram no domingo, 5 de junho, data em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, e se estendem até segunda, dia 13 de junho. Há oficinas de brinquedos com material reciclável e exposição de objetos confeccionados com plástico reaproveitados. As atividades ocorrem no piso térreo do empreendimento, no corredor da loja Americanas. A iniciativa tem o objetivo de conscientizar adultos e crianças para o descarte adequado de plástico, seu uso responsável, bem como seus benefícios para a vida moderna.

Para abordar a importância da coleta seletiva, reutilização e reciclagem de produtos feitos com plástico, tanto para a economia, quanto para a preservação ambiental, o Espaço da Sustentabilidade está decorado e ambientado com plástico reciclado. No local, uma exposição com objetos feitos com esse tipo de material, como cabides, pisos, painéis, porta canetas, camisetas, molduras e rodapés, entre outros, mostrará as várias possibilidades de reaproveitamento. Os visitantes ainda recebem informações sobre a utilização do plástico na vida moderna e suas aplicações na área médica, construção civil, arquitetura, saneamento, transporte, moda, esportes, entre outros segmentos.

Segundo Juliana Pinheiro, coordenadora de Meio Ambiente da General Shopping Brasil, grupo ao qual pertence o ISG, a iniciativa integra a política da empresa em promover boas práticas ambientais, visando a economia de recursos naturais e a conscientização da população para o reaproveitamento de materiais. “Acreditamos que a educação ambiental é uma ferramenta fundamental para um mundo mais sustentável”, destaca.

A ação ainda conta com um dispositivo para descartar corretamente cartões de plástico (débito, crédito, seguro-saúde, fidelidade, telefônico, cartões-presente, bilhete único e outros, inclusive os que contêm chip e tarja magnética). O Papa Cartão®, como é chamado, tritura os cartões de forma segura e armazena o material para destiná-lo à reciclagem e posterior fabricação de novos produtos. O equipamento continuará disponível no shopping após a semana do meio ambiente, pelo período de 3 meses.

Para Miguel Bahiense, presidente da Plastivida e do Instituto do PVC, falar sobre as boas práticas de consumo e descarte dos plásticos na Semana do Meio Ambiente chama a atenção da população para a relevância do seu papel na preservação ambiental. “Os plásticos estão presentes no dia a dia das pessoas e, por isso, é muito importante que elas estejam cientes sobre a importância do consumo responsável, da coleta seletiva, reutilização e reciclagem desses produtos”, explica.

Serviço: Espaço da Sustentabilidade
Data: de 05 a 13 de junho
Horário: das 12h às 21h; domingo das 14h às 20h
Local: Internacional Shopping Guarulhos (Rodovia Presidente Dutra, km 230) – Térreo (no corredor da loja Americanas)

Apoiadores da ação:
Bemis (episódio do Show da Luna)
Guarulhos Recicla (oficinas)
Rewood (floreiras de madeira plástica)
RS de Paula (produtos feitos com cartões reciclados)
Santa Luzia (molduras, perfis e rodapés de EPS reciclado)
Tarkett (pisos de PVC)

Sites:
www.institutodopvc.org
www.plastivida.org.br
Facebook: www.facebook.com/PlastividaBR
Twitter: twitter.com/PlastividaBR
Youtube: www.youtube.com/user/plastivida

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *