Entidades promovem ação de coleta seletiva e a reciclagem de plásticos no ENAIQ 2016

A Plastivida e o Instituto Brasileiro do PVC, em parceria com a Abiquim, vão promover a coleta seletiva e a reciclagem dos plásticos durante a 21ª edição do Encontro Anual da Indústria Química – ENAIQ 2016, que será realizada no dia 02 de dezembro, sexta-feira, no WTC Events Center, em São Paulo.

A ação consiste em estimular os mais de 600 participantes aguardados para o evento a vivenciarem a prática da coleta seletiva para reciclagem. As credenciais, por exemplo, serão feitas em PVC e serão coletadas ao final do evento e encaminhadas para reciclagem.

Os participantes também serão convidados a levarem seus cartões de plástico sem uso e tampinhas plásticas de garrafa para serem coletados no evento. Todo o material separado será destinado à reciclagem. “O ENAIQ é uma ótima oportunidade para realizarmos esse trabalho de conscientização sobre a importância da coleta seletiva e da reciclagem dos plásticos, por ser um evento de importância para a indústria, com a participação dos principais líderes do setor”, afirma Miguel Bahiense, presidente da Plastivida e do Instituto Brasileiro do PVC.

Para tanto, será montado no evento o Espaço da Reciclagem. Nele, haverá uma máquina Papa Cartão®, equipamento que coleta e tritura cartões de plástico com segurança, na qual os participantes vão depositar e encaminhar para a reciclagem todos os cartões que não utilizem mais (débito, crédito, seguro-saúde, fidelidade, cartões-presentes, credenciais, cartões telefônicos, bilhete único e outros, inclusive com tarja magnética), além das credenciais do evento. No mesmo espaço, haverá uma urna para que os participantes do ENAIQ possam descartar as tampinhas plásticas de garrafa que levarem de casa ou das garrafas de água que consumirem durante o evento.

Bahiense explica que essas iniciativas são programas importantes e que as entidades já realizam em todo o país. No caso do Papa Cartão® é uma parceria com a R.S. de Paula, recicladora de cartões de plástico, e atualmente há mais de 85 pontos de coleta pelo Brasil.

Já o projeto das tampinhas faz parte do programa nacional “Tampinha Legal”, iniciado Rio Grande do Sul e lançado no 2º Congresso Brasileiro do Plástico, em uma iniciativa da Plastivida em conjunto com o Sinplast, Simplás e Simplav. “São ações que impactam diretamente na população, fazendo com que as pessoas se tornem multiplicadoras das boas práticas de consumo e descarte conscientes dos plásticos, bem como o fomento à reciclagem”, completa o executivo.

Um dos maiores eventos do setor químico brasileiro, o ENAIQ 2016 reunirá executivos da indústria química e de outros setores industriais, autoridades, parlamentares, pesquisadores e acadêmicos. O evento trará o balanço da indústria química em 2016, além de debates com representantes de importantes setores industriais e palestras de profissionais renomados. O Encontro também anunciará os vencedores do Prêmio Kurt Politzer de Tecnologia, tradicional cerimônia que premia grandes projetos tecnológicos, estimulando a inovação entre pesquisadores e empresas, além de homenagear os jovens estudantes vencedores das Olimpíadas de Química de 2016.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *