Instituto Brasileiro do PVC

Opinião

Educação ambiental, consumo responsável e descarte correto de plásticos são abordados na mostra cultural do CEU Vila Atlântica

Edição 177 (07/11/2016)


O Instituto Brasileiro do PVC e a Plastivida participaram da comemoração dos 13 anos do Centro Educacional Unificado Vila Atlântica, no dia 5 de novembro, em São Paulo, com ações à coleta seletiva e reciclagem dos plásticos, aplicadas em escolas. 


Com o objetivo de levar informações sobre os plásticos, sua contribuição para o desenvolvimento social, econômico e seus benefícios ambientais, assim como as boas práticas de utilização, coleta seletiva e reciclagem, o Instituto Brasileiro do PVC e a Plastivida participaram, no dia 5 de novembro, da comemoração dos 13 anos do Centro Educacional Unificado (CEU) Vila Atlântica. A festa de aniversário do CEU contou com uma mostra cultural na qual as entidades promoveram ações de educação ambiental.


Entre as atividades realizadas estão a apresentação dos resultados da parceria que as entidades já têm com o CEU Vila Atlântica, como a Campanha Tampinha Legal, que promove a coleta de tampas plásticas. Foi feita uma exposição de trabalhos artísticos feitos pelos alunos da unidade e a criação de jogos educativos com os materiais coletados por eles. A iniciativa contou com o envolvimento de estudantes, da comunidade, e dos estabelecimentos comerciais da região que coletaram as tampinhas que foram transformadas em brinquedos educativos, obras de arte, entre outros produtos.


Além de ressaltar a importância das boas práticas de consumo e descarte dos plásticos, essa iniciativa também reforça o uso das sacolas plásticas como instrumento fundamental para a coleta seletiva. A ação contemplou sacolinhas especialmente produzidas para a campanha, nos moldes determinados pela prefeitura de São Paulo, com mensagens educativas que estimulam a comunidade a coletar e destinar os plásticos à reciclagem. 


O Instituto Brasileiro do PVC e a Plastivida também disponibilizaram para o CEU Vila Atlântica uma máquina Papa CartãoⓇ para que as pessoas descartem seus cartões de plástico (débito, crédito, seguro-saúde, fidelidade, cartões-presentes, credenciais, cartões telefônicos, bilhete único e outros, inclusive os que contêm chip e tarja magnética) que não tenham mais utilidade. Os cartões serão triturados com segurança para serem encaminhados à reciclagem e transformados em novos produtos. Para que os alunos e a comunidade entendam todo o processo de descarte, coleta e transformação desse resíduo, o CEU ganhará placas de sinalização, feitas com os cartões reciclados. Além disso, no estande das entidades no evento também haviam outros produtos feitos com cartões reciclados, como porta-copos, painéis decorativos, réguas, entre outros.


As entidades fizeram, ainda, uma apresentação sobre outro módulo desse projeto: o curso de formação “Sustentabilidade e Educação: Os plásticos, reciclagem e resíduos sólidos”, que foi estruturado com aulas teóricas e dinâmicas sobre a valorização das aplicações dos plásticos, dados técnicos sobre o produto, uso responsável, reutilização, reciclagem, lixo nos mares e educação ambiental, que foi ministrado a 74 professores formados no decorrer deste ano. As entidades formataram este curso nos moldes da DRE (Diretoria Regional de Ensino), que o homologou, gerando pontos curriculares para os professores participantes.


Para Miguel Bahiense, presidente do Instituto Brasileiro do PVC e da Plastivida, parcerias como essa iniciada com o CEU Vila Atlântica são de extrema importância para a conscientização da sociedade sobre o uso responsável e o descarte adequado dos plásticos, materiais que trazem benefícios sociais, econômicos e ambientais. ”A educação ambiental é uma das formas de mostrar para a população que pequenas ações individuais podem ajudar na preservação do Planeta, por isso acreditamos que parcerias como essa com o CEU Vila Atlântica devem se tornar cada vez mais frequentes em prol do bem estar social e ambiental”, explica o executivo. 


Sobre o Instituto Brasileiro do PVC – O Instituto Brasileiro do PVC é uma associação de classe que existe para reunir e promover conhecimento técnico-científico sobre o PVC, com a crença de que através da sua versatilidade podemos oferecer soluções sustentáveis para a saúde, habitação e bem-estar da sociedade. Desta forma buscamos disseminar a correta percepção da sustentabilidade do PVC na sociedade. Para mais informações: www.pvc.org.br.


Sobre a Plastivida – A Plastivida é o instituto socioambiental dos plásticos e atua de maneira colaborativa, por meio da educação ambiental, para disseminar informações precisas e científicas sobre os plásticos - suas propriedades, aplicações, reciclabilidade, além do uso responsável e descarte adequado - a fim de contribuir com o desenvolvimento social e ambiental. Para mais informações: www.plastivida.org.br.


Instituto Brasileiro do PVC - Av. Chedid Jafet, 222 - Bloco C 4º andar - Vila Olímpia - CEP 04551-065 - São Paulo - SP | Tel. 11 2148-4735 - info@pvc.org.br
© 2018 Instituto Brasileiro do PVC