Campanha de reciclagem de cartões de plástico chega a Fernando de Noronha

Com o objetivo de promover a reciclagem de plásticos, o aeroporto de Fernando de Noronha recebe o coletor Papa Cartão® que prepara os cartões para serem transformados em novos produtos

No dia 19 de abril, o Aeroporto de Fernando de Noronha (PE) vai receber um Papa Cartão®, um coletor de cartões de plástico, para que esses produtos sejam destinados à reciclagem.

Fernando de Noronha é um dos principais e mais belos parques marinhos brasileiros e destino daqueles que buscam o contato com a natureza. Dessa forma, a ação tem por objetivo informar aos moradores e visitantes do Arquipélago que os plásticos são 100% recicláveis e que as boas práticas de consumo responsável e descarte adequado contribuem para a preservação do ambiente.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre a fabricante de cartão e recicladora RS de Paula e a Administração do Distrito de Fernando de Noronha e é realizada com o apoio do Instituto do PVC e Plastivida.

Cartões de débito, crédito, seguro-saúde, fidelidade, cartões-presentes, credenciais, cartões telefônicos, bilhete único e outros, inclusive os que contêm chip e tarja magnética poderão ser depositados nas máquinas Papa Cartão®. A máquina os tritura para serem transformados em novos produtos, tais como porta copos, placas de sinalização, caixas, marcadores de páginas, cartões de visitas, entre outros. Renato Soares de Paula, criador do Papa Cartão®, garante a segurança no processo: “como a frente da máquina é feita com plástico transparente, é possível visualizar o cabeçote destruindo o cartão em pontos estratégicos, mesmo aqueles com chip”, afirma.

Segundo Miguel Bahiense, presidente da Plastivida e do Instituto do PVC, a preservação do meio ambiente se dá a partir de informação e boas práticas de consumo e destinação de resíduos. “A reciclagem de cartões é um exemplo das ações que a cadeia produtiva dos plásticos tem realizado, no sentido de investir em educação ambiental, visando o bem-estar social, benefícios econômicos e preservação ambiental”, afirma o executivo. E completa: “esperamos que a ação seja apenas um ponto de partida para que as pessoas descartem corretamente outros tipos de produtos, sejam plásticos ou não.”

As iniciativas sustentáveis vem crescendo por parte das empresas de Fernando de Noronha e, com isso, há possibilidade de se ampliar a campanha de reciclagem de cartões. A Econoronha, por exemplo, adquiriu cartões feitos de plásticos reciclados para servirem de ingresso ao Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha. Uma das possibilidades que a RS de Paula vislumbra é a reciclagem também desses cartões de acesso, aumentando ainda mais a vida útil dos plásticos e contribuindo para a preservação de meio ambiente e a sustentabilidade do Arquipélago.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *