Geomembranas de PVC otimizam processo de resfriamento de água em tanques industriais

De olho no reaproveitamento de água no processo produtivo, a Cipatex®, líder em revestimentos sintéticos, oferece ao mercado as geomembranas de PVC Cipageo®, que podem ser aplicadas na impermeabilização de tanques industriais. O material promove a redução de impactos ambientais e de custos.

Várias empresas estão optando pela geomembrana para evitar perdas com infiltração e tornar o sistema de resfriamento de água do processo industrial mais eficiente. “Os tanques de alvenaria correm risco de apresentar trincas, fissuras ou rachaduras, enquanto as mantas de PVC proporcionam maior proteção e estanqueidade”, comenta Aureovaldo Casari, gerente de agroindústria e mineração da Cipatex®.

Além de garantir o reaproveitamento da água, o material possibilita redução de gastos na construção de tanques, já que a estrutura com alvenaria custaria cerca de 50% a mais em relação ao reservatório revestido com as mantas de PVC.

Outro benefício é que as geomembranas podem ser pré-soldadas, chegando a dimensões conforme cada necessidade, e também permitem facilidade e rapidez na instalação, resultando na queda de custo de mão de obra e equipamentos.

A facilidade de limpeza e manutenção é outro diferencial. A tecnologia empregada garante ao material resistência a temperaturas elevadas, possibilitando seu uso em sistemas de resfriamento de água. 

A instalação do tanque em indústrias permite um ganho ambiental, com a reutilização do efluente e economia com a compra de água, diminuindo, portanto, a captação do recurso nos rios.

Sobre o Grupo Cipatex®

Há 52 anos o Grupo Cipatex® oferece ao mercado soluções confiáveis e inovadoras em revestimentos sintéticos e não-tecidos, buscando sempre uma posição de vanguarda, com responsabilidade social e ambiental. Criada em 1964, a companhia se diversificou constantemente e hoje conta com uma linha de produtos que atende aos setores de calçados, piscinas, bolsas e acessórios, utilidades domésticas, construção, móveis, vestuário, automóveis, esporte e lazer, brindes, material escolar e comunicação visual. Por essa dedicação tornou-se líder na fabricação de revestimentos sintéticos. Ao todo, o grupo conta com cerca de 1.400 colaboradores distribuídos em cinco plantas industriais.

Fonte: Cipatex®