Cipatex® lança linha de geomembranas para atender o mercado de aquicultura

Com o avanço do mercado de aquicultura no Brasil, a Cipatex®, líder em revestimentos sintéticos, passa a oferecer geomembranas de PVC Cipageo® para impermeabilização de tanques escavados e estruturados. Desenvolvido em diversas espessuras, o novo material confere estanqueidade aos sistemas de produção e cultivo de peixes e camarões em água doce ou salgada.

Para tanques ou viveiros escavados, a Cipatex® fornece geomembranas de alta performance, com grande resistência ao envelhecimento e às intempéries. O material pode ser confeccionado sob medida, garantindo praticidade ao produtor, com instalação rápida e segura. Este tipo de tanque é indicado para criação em cativeiro em larga escala, seja na carcinicultura ou psicultura.

Para tanques estruturados/circulares, formados por armações metálicas, a empresa desenvolveu geomembrana reforçada com uma tela de alta tenacidade. O sistema atende, principalmente, a produção comercial de peixes em áreas reduzidas, onde é possível a criação com grande adensamento.

Tolerante a diversos tipos de ácidos, sais e bases, as geomembranas Cipageo® são fabricadas em várias espessuras, de acordo com as dimensões do projeto e necessidades do produtor. O material também tem a opção de ser confeccionado com geotêxtil acoplado ou reforço interno, conferindo maior resistência à tração, punção e rasgo.

De acordo com Aureovaldo Casari, gerente de agroindústria e mineração da Cipatex®, a aquicultura está em expansão e avançou em São Paulo, Paraná e Rondônia. Em 2016, o Brasil registrou aumento de 10% na criação de peixes. Entre as espécies mais produzidas, estão a tilápia e o tambaqui, mas os criadouros também produzem pacu, pirarucu, dourado, truta e pintado. “Diante do grande potencial do setor no Brasil e no exterior, a Cipatex® passou a realizar testes e pesquisas para entrar no segmento e oferecer material com tecnologia e alta performance”, comenta. 

De olho no mercado promissor, a Cipatex® também se prepara para fornecer geomembranas para tanques-rede, que ficam submersos na água.