Instituto Brasileiro do PVC

Releases

Comemoração do aniversário do CEU Vila Atlântica (SP) terá ações de educação ambiental sobre os plásticos

Oficina de artes com plásticos reutilizados e contação de história, com base no livro infantil, NÓS E O PLÁSTICO, sobre o uso correto e descarte responsável dos plásticos serão parte das atividades


Outubro, 2017 - O Instituto Brasileiro do PVC, juntamente com a Plastivida, participará, no dia 7 de outubro, das comemorações do aniversário do Centro Educacional Unificado (CEU) Vila Atlântica, da Prefeitura de São Paulo.


Cerca de 6.000 pessoas, entre alunos da educação infantil e do ensino fundamental, além de familiares e da comunidade local vão participar de atividades que tem como objetivo fomentar o envolvimento das pessoas com as práticas de coleta seletiva, descarte consciente, reutilização e reciclagem de plásticos. 

Uma dessas atividades será a contação de história, com base no livro infantil, NÓS E O PLÁSTICO (26 pgs), editado pelas entidades. O livro mostra a presença dos plásticos no dia a dia das pessoas, trazendo praticidade, higiene, durabilidade, leveza, segurança e bem-estar. Mostra, também, formas de reutilização e a importância da coleta seletiva e da reciclagem.


Também será realizada uma oficina de artesanato, com a utilização de tampinhas plásticas coletadas pela comunidade, que serão transformadas em obras de arte inspiradas na história do livro.


A parceria do Instituto Brasileiro do PVC e da Plastivida com o CEU Vila Atlântica teve início em 2016, com um curso de formação dos educadores, homologado pela Diretoria Regional de Ensino, da Secretaria de Educação de São Paulo (DRE – Pirituba), e com dois Programas de reciclagem, o Tampinha Legal® (coleta e reciclagem de tampas plásticas) e o Programa Reciclagem de Cartões (coleta e transformação de cartões de plástico) que envolveram os alunos e a comunidade.


O intuito é criar uma percepção diferenciada sobre a relação das pessoas com os plásticos e sobre a sua ação direta na preservação ambiental. “Quando as pessoas recebem informações sobre os produtos e tomam contato com a reutilização e a reciclagem, elas percebem valor em ações positivas de consumo e descarte”, afirma Miguel Bahiense, presidente das entidades.

Instituto Brasileiro do PVC - Av. Chedid Jafet, 222 - Bloco C 4º andar - Vila Olímpia - CEP 04551-065 - São Paulo - SP | Tel. 11 2148-4735 - info@pvc.org.br
© 2017 Instituto Brasileiro do PVC