Instituto Brasileiro do PVC

Estudos e publicações

Manual Perda Zero de Pellets


O presente manual foi idealizado e elaborado com base no Programa Internacional Operation Clean Sweep (OCS) com o objetivo de auxiliar a indústria plástica e sua cadeia logística a reduzirem a perda de pellets plásticos para o ambiente.

 

Além do viés ambiental, é importante considerar que a perda de pellets por parte das empresas gera prejuízos financeiros. Não existem dados oficiais que indiquem o quanto é perdido nas operações de manipulação e transporte dos pellets, mas o desenvolvimento de uma metodologia que evite essa perda nas operações de rotina, apesar de não ser percebida em um curto prazo, poderá representar ganhos ambientais e econômicos a longo prazo.

 

Esse manual foi produzido como parte do convênio entre a Plastivida – Instituto Socioambiental dos Plásticos e o Laboratório de Manejo, Ecologia e Conservação Marinha do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo. Para sua elaboração, foram realizados levantamentos e análises críticas sobre a perda de pellets na cadeia produtiva e logística dos termoplásticos no Brasil., visando adaptar o manual da OCS à realidade nacional. Isto somente foi possível com a colaboração de empresas da cadeia produtiva e logística, que forneceram informações e possibilitaram visitas técnicas. Além disso, o Fórum Setorial dos Plásticos – Por um Mar Limpo e seus signatários, entre eles o Instituto Brasileiro do PVC, participaram ativamente das discussões de elaboração desse documento, colaborando com informações úteis e enriquecendo seu conteúdo por meio de reuniões presenciais e/ou virtuais.


Clique aqui para baixar o manual

Instituto Brasileiro do PVC - Av. Chedid Jafet, 222 - Bloco C 4º andar - Vila Olímpia - CEP 04551-065 - São Paulo - SP | Tel. 11 2148-4735 - info@pvc.org.br
© 2018 Instituto Brasileiro do PVC