Instituto Brasileiro do PVC

Fios e cabos

Fios e cabos elétricos são produtos extremamente importantes em nosso dia a dia e requerem atenção especial, dada á alta periculosidade de sua aplicação, o que demanda qualidade e confiabilidade. Eles possuem, atualmente, um papel importante na sociedade, devido ao extenso uso da eletricidade e da internet pela população mundial. Em especial, para o bom funcionamento da internet em computadores, tablets e celulares, e até para o próprio funcionamento destes equipamentos, os fios e cabos utilizados devem funcionar perfeitamente, o que exige o uso de materiais adequados na fabricação.


O PVC é um material intensamente utilizado como isolante elétrico em fios e cabos devido às excelentes propriedades que apresenta para este tipo de aplicação: 


  • Alta flexibilidade;
  • Anti chama e/ou auto extinguível;
  • Boa resistividade elétrica;
  • Boa resistência à abrasão;
  • Ótima relação custo x benefício.


O PVC é muito resistente à ignição e, assim, tem a vantagem de dificultar que um incêndio se inicie. Se iniciado, o PVC contribui para que o fogo não se alastre rapidamente, pois a velocidade de propagação de sua chama é muito lenta, além de não se sustentar, característica importantíssima em aplicações de alto risco.


Dentre as principais aplicações dos fios e cabos de PVC, estão transportes em chicotes de fiação, infraestrutura (telecomunicações e energia), cabeamento submarino, construção civil (residências, indústrias,...) e eletroeletrônicos em geral.


Os fios e cabos podem ser simples, como fios para baixa tensão, segmento no qual o PVC é o material mais utilizado como isolante, ou muito complexos, como cabos de energia, cujo isolamento é feito com o uso de várias camadas de materiais que garantem a segurança do sistema instalado e o protegem de sujeira e umidade. O PVC tem papel importante em ambos, permitindo que requisitos elétricos e de segurança contra incêndio sejam atendidos e contribuindo para a segurança das pessoas.


Normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e resoluções do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) devem ser seguidas por fabricantes de fios e cabos de forma a garantir que sejam produzidos de forma adequada, proporcionando segurança em sua utilização. 



Notícias ^

Quadros de distribuição em PVC (19/04/2017)

Segurança e durabilidade às instalações elétricas – Solução inovadora, os quadros de distribu

[...]

Leia mais >
Reciclagem e meio ambiente ^

Desenvolvimento sustentável

O PVC tem todos os atributos para contribuir de forma ativa para o desenvolvimento

[...]

Leia mais >

Instituto Brasileiro do PVC - Av. Chedid Jafet, 222 - Bloco C 4º andar - Vila Olímpia - CEP 04551-065 - São Paulo - SP | Tel. 11 2148-4735 - info@pvc.org.br
© 2017 Instituto Brasileiro do PVC