Arquitetura e Construção

O PVC é muito utilizado na Arquitetura e Construção Civil, com cerca de 70% da demanda mundial destinada a estes segmentos. Sua principal aplicação é na fabricação de tubos e conexões, aplicação na qual se destacam por não sofrerem corrosão e terem alta durabilidade, evitando a perda de água, recurso escasso em todo mundo. Esses produtos são utilizados para condução de água potável e esgoto, seja em instalações prediais ou infraestrutura, drenagem, irrigação, entre outros, e também, em larga escala, na substituição de tubulação antigas.

Atualmente o PVC vem ganhando cada vez mais espaços nobres dos ambientes, atendendo às exigências técnicas e estéticas de projetos contemporâneos, seja para novas construções ou reformas. No Brasil, o PVC tem seu uso consolidado em projetos residenciais, comerciais, industriais e de infraestrutura. 

É um material extremamente versátil, podendo ser flexível ou rígido, além de poder adquirir cores variadas, o que proporciona oportunidade de ser usado na fabricação de diversos produtos. É leve, resistente, fácil de instalar, de limpar, não propaga chamas, tem ótimo isolamento termoacústico, possui excelente custo-benefício e é durável, característica ambiental importantíssima visto que, quanto mais durável o produto, menos energia e recursos são gastos para sua substituição. Além disso, os produtos de PVC são 100% recicláveis. 

Todas essas características contribuem para que o PVC atenda às principais certificações ambientais como o selo LEED, concedido pelo U.S. Green Building Council, e fazem com que seja um dos materiais mais escolhidos pelos arquitetos na hora de construir ou reformar.

Dentre as aplicações do PVC se destacam: portas, janelas, telhas, divisórias, perfis, revestimentos, pisos, forros, papéis de parede, piscinas, sidings, decks, tubos, conexões, sistema construtivo concreto PVC, entre outros.

Análise de Ecoeficiência de Janelas

Com o objetivo de mostrar os benefícios ambientais e econômicos do PVC, o Instituto Brasileiro do PVC realizou a primeira Análise de Ecoeficiência de um produto de PVC no Brasil, tendo como base a metodologia da Avaliação do Ciclo de Vida (AVC) conforme série de normas ISO 14040. O produto escolhido para o estudo foi a janela.

Foi realizada a análise do desempenho ambiental e econômico, considerando todo o ciclo de vida de duas das alternativas de janelas mais utilizadas pelo consumidor no Brasil. Clique aqui para acessar material sobre o estudo.

Reciclagem do PVC

O gerenciamento de resíduos em obras é um tema importante e que vem fazendo com que construtoras tenham um plano de gerenciamento de forma a dar destinação adequada aos resíduos gerados. Na realidade, não só construtoras, mas quaisquer pessoas que realizem alguma construção/reforma devem destinar os resíduos gerados corretamente, de acordo com a RESOLUÇÃO CONAMA Nº 307, DE 5 DE JULHO DE 2002.

Com o objetivo de mostrar a viabilidade técnica da reciclagem do PVC gerado em obra, o Instituto Brasileiro do PVC realizou um projeto piloto de reciclagem de PVC, em parceria com a Método Engenharia, durante a construção do Edifício Berrini no 500, em São Paulo, projetado pelo arquiteto, Ruy Othake. Com o treinamento dos funcionários sobre como coletar corretamente o resíduo evitando contaminação, o que pode inviabilizar a reciclagem, todo resíduo de PVC foi separado e destinado para a reciclagem para a produção de outros produtos.

Pisos Vinílicos 

Entre as muitas opções de revestimento disponíveis no mercado, os pisos vinílicos vêm ganhando espaço em diversos ambientes, principalmente por seu custo-benefício. Fabricados com PVC, material 100% reciclável, já há opções de pisos vinílicos no mercado produzidos com PVC reciclado. 

Podem ser encontrados em diferentes formatos: réguas, mantas ou placas. Um dos seus principais atrativos é a facilidade e rapidez na instalação, que pode ocorrer de duas maneiras: colado com adesivo acrílico, ou por meio do sistema de click, em que uma régua é encaixada na outra sobre um contrapiso liso. Uma vez instalado, sua limpeza e manutenção também seguem a linha da praticidade, necessitando apenas um pouco de água, detergente neutro e um pano limpo e seco. No caso do sistema click basta um pano úmido.

Outro diferencial é a versatilidade de cores e padronagens. É possível encontrar modelos estampados, que remetem a madeira, cimento queimado, azulejo hidráulico, entre outros. A variedade aumenta a cada ano, de acordo com as tendências e o avanço tecnológico das indústrias. Resistente, antialérgico, com proteção acústica e contra fungos, além de proporcionar conforto térmico, o revestimento é indicado para diferentes tipos de ambientes internos secos, como salas e quartos, e é amplamente utilizado em projetos residenciais, comerciais, de hotelaria, hospitalares e educacionais.